sexta-feira, 31 de outubro de 2008

festival de blues em caxias

Moinho da Estação Blues Festival
21, 22 e 23 de novembro
Caxias do Sul - RS


Se pudéssemos voltar no tempo quem sabe a antiga Estação Férrea de Caxias do Sul ainda receberia trens de todos os cantos, trazendo gente de todas as partes. Como isso não é possível, não pelo menos por enquanto, a Associação Moinho da Estação(AME) resolveu trazer um som de longe, que nasceu lá no hemisfério norte. Os músicos não virão de trem, mas com certeza, o lamento de seus violões e guitarras irá nos remeter ao bom e velho tempo dos trens deslizando sobre os trilhos. Nasce assim o Moinho da Estação Blues Festival, realizado em frente à antiga Estação Férrea de Caxias do Sul, no bairro São Pelegrino, inaugurada em 1910.

A primeira e histórica edição vai ocorrer nos dias 21, 22 e 23 de novembro. O palco principal será montado na frente da loja Blues Fashion, na Rua Augusto Pestana. O espaço poderá abrigar até 2,5 mil pessoas por dia. Entre as principais atrações do festival estão os blueseiros norte-americanos Magic Slim e J.J.Jackson, o carioca Jefferson Gonçalves, e a participação especial da Big Band da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul.

Mas afinal de contas, por que um festival de blues em Caxias? Toyo, um dos organizadores, responde:

– Existe uma tendência de festivais de jazz e blues crescendo no Brasil. O Festival de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, teve em média 25 mil pessoas em cada um dos em quatro dias de shows. No Rio tem ainda o Festival de Búzios, em Minas Gerais o de Ibitipoca, e, no Ceará, o de Guaramiranga. Até no Maranhão tem festival de blues e no sul não tinha nenhum.

Um dos diferenciais mais interessantes do Moinho da Estação Blues Festival é a parceria entre três casas noturnas. Os principais shows do festival ocorrerão ao ar livre. Mas em nenhuma das três noites o lamento blueseiro vai se arrastar madrugada adentro, não pelo menos na rua. Pouco depois da 23h os shows na rua terminam, mas aí o blues segue dentro dos bares Mississippi Delta Blues Bar, Bongô e Havana.

– Nosso objetivo é transformar a Rua Augusto Pestana no espaço de entretenimento e cultura da cidade, com a vinda do Havana e futuramente do Teatro – justifica Toyo.

O Moinho da Estação Blues Festival é o principal evento de encerramento do ano em que Caxias ostentou o título de Capital Brasileira da Cultura.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

as memórias da casa

Aparentemente nada faz sentido. Porque tudo está lá no mesmo lugar. A mesa no mesmo lugar, as canetas dentro do mesmo porta canetas, as gavetas repletas de coisas e nem tudo sei ao cero do que se trata. Na outra peça, mais armários e mais gavetas. Todas cheias de coisas. Quase tranbordando. No armário o cheiro das roupas ainda parece dizer que nada do que andam me dizendo é verdade.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

festival de animação em caxias



Ô beleza...eu disse que a Capital ia mesmo bombar no final do ano. Olha aí um puta festival, organizada por gente que sabe do assunto. É HOJE, lá no ORDOVÁS.

Rapá, É DE GRAÇA!!!! "Aproveita, Amilton".

a volta do reny



Depois de um disco úmido, com cheiro de inverno e repleto de histórias de amores insanos, eis que Julio Reny volta a cena pra lançar um novo disco, em uma nova estação. O primeiro show de lançamento do CD "A Primavera do Gato Amarelo" ocorre nesta quinta-feira, dia 30, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Julio dividirá o palco com os músicos da banda Irish Boys e mais uma penca de convidados [King Jim (sax), Gabriel Gambá (sax, trompete), Ângela Wasun (vocais), Oly Jr. (harmônica e vocais) e Davi Machado (percussão)].

Curte a seguir o RELEASE OFICIAL do cancioneiro da chinelagem.

"Gravado em 8 meses deste ano em meio a um doloroso divórcio, “A Primavera do Gato Amarelo” é o disco mais pop e eclético da trajetória de Reny: nas 14 faixas do álbum, produzido pelo legendário Thomas Dreher (Ultramen, Cowboys, Jupiter), estão todas as obsessões do compositor, com os ritmos e estilos que sempre experimentou, a visão cinematográfica e romântica da lente do amor, as noites idealizadas em cidades reais e imaginárias e sobretudo a profissão de fé como artista, parafraseando Henry Miller de jamais 'dirigir na vida sem a arte'".

Vai lá... ou espere o pocket show (com sessão de autógrafos) em Caxias que vai rolar no Berlin Pub, dia 14 de novembro.

Fui colher amoras verdes.
Inté