quinta-feira, 29 de junho de 2006

silêncio e dor

Foto de Jefferson Botega (www.jeffebotega.blogger.com.br)

Onde? Vaguidão. Quem? Solidão. Por quê? Não sei. Sinto que esse olhar tudo vê. E me condena. Me joga na cara o pavor do abandono. À deriva, empresta à paisagem de Ausentes um pouco de melancolia. Suspiro. Fecho os olhos e essa imagem não cala. Não cessa essa inquietude. Permanece o delírio desse olhar cândido pedindo clemência. Morte da infância de uma menina severina. E o resto se foi. Silêncio e dor.

"Material" colhido em São José dos Ausentes durante a viagem do Nordeste Gaúcho, no inverno de 2005. Texto do Mugnolini.

clipado

Sabe o Michel Gondry, né?
Pois bem, o cara vai dirigir mais um clipe do Beck. A música escolhida é Cell Phone's Dead. Em 1997 Gondry fez o clipe de Deadweight, que foi parar na trilha sonora de A Life Less Ordinary.

Gondry é figurinha fácil em shows de gente como Björk, White Stripes e Chemical Brothers, entre otros. Não à toa dirige clipes pra essa gente.

segunda-feira, 26 de junho de 2006

Thereza

Beijo no asfalto molhado. Nada de Nelson. Tudo sobre Thereza.

É noite. Inverno. Mais uma noite sem ninguém servindo a sopa de Thereza. Quase morta. Que nada, quase grávida. Leva no ventre o filho que não veio nem depois da velhice. As mãos trêmulas e macias como um pedaço de seda, mas flácidas e rugosas. O medo já não assusta mais e a vertigem Thereza trata com um genérico de quinta rifado em balaios.

Nas madrugadas mais geladas levanta-se da cama e sorve um palheiro. Abre as janelas e deixa o vento cortar-lhe a face. O palheiro acalma a ansiedade e dribla o frio, mas Thereza odeia o cheiro. Depois de uma ou duas baforidas gospe o gosto de fumo forte e palha seca impregnado à boca. Pra encerrar o ritual invernal toma uma banho gelado na bica. Depois do banho, bebe dois goles de vinho bordô e cai na cama.