quinta-feira, 10 de julho de 2008

santa maria capital do cinema

Santa Maria é um oásis no interior do estado quando o assunto é cultura. Não só cultura de bar. É só perguntar pra quem mora lá, ou já morou ou mesmo quem só passou uma noite por lá. As pessoas respiram cultura, se interessam pelas atividades culturais... Só pra ter um exemplo, e provar quanto é diferente de Caxias: se aqui tivessem criado um festival de cinema há 7 anos, ele já teria virado peça de extinção.

Por quê? Só vou dar um exemplo...alguém lembra que há alguns meses veio pra cá uma mostra especial do Festival É Tudo Verdade? Pois bem, a maioria dos espectadores era de universitários. Mas universitários de PELOTAS, e não de Caxias, ou mesmo da UCS. Aliás, a mostra ocorria no cinema da UCS...e mesmo assim, os universitários de PELOTAS é que ajudaram a não deixar a sala vazia.

Só pra não dizer que sou SÓ chato. Segue aí informação quentinha sobre o Festival de SANTA MARIA. Atentem para o prazo de inscrições dos filmes. Sei de um bando de gente que tem filme prontinho, ou em vias de ...e deveria inscrever.


RELEASE OFICIAL dos meus compadres de Santa Maria:

O Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) chega à sua sétima edição reafirmando seu principal objetivo: ser democrático, plural e independente.

Neste ano, além da realização de mostras de filmes e vídeos no Theatro Treze de Maio, Praça Saldanha Marinho e Cineclube Lanterninha Aurélio – Centro Cultural CESMA, também estaremos realizando exibições em vários bairros de Santa Maria. Também é característica do festival a realização da Mostra RodaCine e do Seminário Gaúcho de Cinema, em parceria com a Estação Cinema – Associação dos Profissionais Técnicos de Cinema e Vídeo de Santa Maria. Outra característica do SMVC são as oficinas, exposições e debates.

A Mostra Competitiva, em 2007, teve um número recorde de inscritos, tanto na Mostra Nacional quanto na Mostra de Santa Maria e região. Foram 384 inscritos, sendo que 23 curtas-metragens de Santa Maria e região. As inscrições para as mostras competitivas de curtas do 7º Santa Maria Vídeo e Cinema podem ser feitas através do site http://www.smvc.org.br/ até 27 julho (data de postagem de 28 de julho).


Tá esperando o que, rapá?