quarta-feira, 22 de outubro de 2008

tio ivo

Perde tempo nessa vida quem ainda não conhece o Tio Ivo. Alguém ainda lembra do Sean Connery, o eterno OO7? Pois bem, imagine o Sean daqui 10 anos...é o Tio Ivo, em pele e osso. Chapéu de lorde inglês aposentado, barba rala e branca, cabelo também ralinho e branco. Ah, e o mais interessante: suspensório.

O Tio Ivo veio almoçar aqui em casa. Trouxe de baixo do braço O Sul. Preferia Zero Hora, mas não encontrou. Chegou aqui em casa e bateu o olho num jornal do Litoral Norte. Folheou. Bateu o olho no editorial e ficou p* da vida. Ficou sabendo da palhaçada que foi a eleição em Torres. Denúncias de compra de voto, empréstimo de título de eleitor (por 100 pilas), engajamento de fucinonários da Brigada Militar, CEEE e DAER..., e etc. Mesmo com vídeos e fotos pra confirmar a denúncia, nada adiantou. O candidato que se beneficiou desse rolo todo, venceu.

Sentado à mesa, esperando o almoço, Tio Ivo pediu um copo de vinho tinto.

– Vinho antes do almoço, Ivo? – questiona Dona Geni, esposa do Seu Ivo.

– Ué, o que que tem? E tu deveria tomar pelo menos um copo de vinho todos os dias, ou então suco de uva. Faz bem pra saúde – retrucou Seu Ivo, com toda a paciência e maroteza que a vida lhe deu.

O almoço foi de lambuzar o bigode de qualquer gringo, como eu. (Lembrem, estou cada dia mais careca e ainda de bigode). Polenta mole, frango com molho de tomate e repolho cozido (um prato clonado dos alemães, que o chamam de Chucrute - em alemão, Sauerkraut).

Bebemos pouco, nem uma garrafa de vinho tinto.

Mas o melhor do que o cardápio e o vinho, foi a presença do Seu Ivo. Sempre sorrindo, mesmo antes de beber vinho. Bem humorado, ri e nos faz rir. Tem memória mais límpida e organizada do que muito piá de merda. Seu Ivo já plantou pencas de árvores e tem 3 filhos. Só falta um livro. Histórias não faltam. Aliás, sobram lembranças. E tem mais ainda pro vir. Afinal de contas, em janeiro Seu Ivo vai fazer só 82 anos. Quer mais?

Daqui a pouco ele volta aqui. Vai jogar canastra. Se bobear vai dar um banho em todos da mesa. Sem vinho, porque aí já é demais. É muita carta na mão.

Pausa.

Eu não disse. Seu Ivo veio. E me jurou de pé junto que bebeu suco de uva. Veio dizendo isso porque tropeçou no buraco da calçada. Mas não caiu.

– Tomei suco de uva e fiquei bêbado – disse, rindo sozinho.

4 comentários:

Anônimo disse...

O Tio Ivo deve ser uma parada! Parece até a minha tia Gema, lá de Travessão Paredes, Nova Pádua, ela só dá risada, dia e noite. Ainda bem que ela trocou de chapa esse ano senão, tu imagina????
Beijos Diretor
Nádia

Augusto Nesi disse...

rsrsr...Ivo viu a Uva e tomou um porre de vinho...saudades também meu caro...nos vemos em breve.

Anônimo disse...

Ai que amor, adorei a história... Eu amo a gringaiada de Caxias, tenho orgulho de ser gringa porco fumo... tomar vinho, suco de uva, ficar tchuco, jogar canastra, ganhar vários pit na canastra (coringa)... ainda bem que tenho minha vó (faz 90 dia 01/01/09) pra não me deixar esquecer nossas origens...
Teu tio Ivo me lembrou do meu Tio Ivo, eu tinha um professor de História no São Carlos que nunca vou esquecer, amava ele, chamava ele de Tio IVo, ele me chamava sempre de Luiza nunca vou esquecer...

Anônimo disse...

Adorei..... conheço Tio Ivo, para mim "Seu" Ivo, a quem tenho muita muita admiraçåo e carinho, pai de minha grande amiga Jojo. Parece estar vendo a Dona Geni e ele juntos. Fico muito feliz lendo este texto, pois eles também fazem parte de minha vida. Com certeza devo a eles muitas coisas boas que aconteceram comigo e muitas outras que aprendi, pois bondade, amizade e caráter såo qualidades que sobram nos dois.
Parabéns pelo lindo texto.
Mary