quinta-feira, 31 de julho de 2008

areia perdeu...

Areia perdeu. E com isso perdi a esperança em um mundo melhor. A nova e promissora Capital Intergaláctica da Cultura, recém eleita para o mandato em 2009, é São Luís, no Maranhão. Na Terra do Reggae, onde GANDJA rescussitou, é ainda a Cidade dos Azuleijos e tem o Bumba-Meu-Boi.

Eis a justificativa OFICIAL, do pai da ONG Capital Brasileira da Cultura, Mário Vendrell:

“São Luís merece o título por ter apresentado uma candidatura consistente, amparada no rico patrimônio cultural material e imaterial que a cidade possui.” diz Mário Vendrell, Diretor Executivo da ONG CBC. “A Capital Brasileira da Cultura 2009 será uma grande oportunidade para que a cidade possa promover-se nacional e internacionalmente, mostrando todos seus atrativos culturais e turísticos. Esperamos que saiba aproveitá-la para que possa obter todos os benefícios que o título de capital cultural oferece” conclui Vendrell.

Você aí, amigo e amiga, do outro lado do planeta, lembra do que Mário Vendrell disse a respeito da escolha de Caxias como Capital Intergaláctica da Cultura em 2008. Como você não lembra, eu busquei nos ANAIS da ONG CBC o que Mário disse sobre Caxias:

“Caxias obteve o título principalmente pela coesão demonstrada pela prefeitura em querer ser capital cultural e pela mobilização da sociedade civil em apoio à candidatura” diz Mário Vendrell Diretor Executivo da ONG CBC. “A Capital Brasileira da Cultura não é apenas um título, mas o reflexo da vontade coletiva de uma cidade em querer valorizar e mostrar a sua identidade cultural” conclui Vendrell.

Well, usando da SEMIÓTICA, da amada Lúcia Sanataela...(santo Deus, sic), eis a leitura que se pode fazer. Leia as duas frases novamente e siga-me:

1. São Luís ganhou porque merecia, porque seu patrimônia materiale imaterial é relevantíssimo.
2. Caxias ganhou porque a prefeitura quis, e vendeu a idéia de que ser a Capital ia deixar a todos tão felizes, mas tão felizes, que todos os caxienses e migrantes iriam invadir TODAS as salas de cinema, ir a TODOS os espetáculos de teatro, ver e ouvir TODOS os shows de TODAS as bandas de TODAS as querências. Por que? Porque caxiense ama cultura.

Well, eu preferia Areia. Eu preferia também que as pessoas em Caxias morressem pela cultura. Tanto não morrem que não se importam em ver a Cia de Dança caquética, trôpega... Não se importam com a forma como o teatro municipal é administrado... Não se importam com a segrergação do movimento hip hop... Não se importam com a flutuante programação da sala de cinema do ordovás... Não se importam com as 600 obras do AMARP (Acervo Municipal de Artes Plásticas) que seguem TRANCAFIADAS no segundo andar do Ordovás...Não se importam com a situação vergonhosa do Salão de Artes...Não se importam em ver a Cultura em segundo plano.

Infelizmente, caxiense não se importa com Cultura. Felizmente, tem uma legião de novos artistas e consumidores de Cultura muito infelizes com a maneira como se vê a Cultura na cidade, interior e bairros. Felizmente, esses ávidos guerreiros passam por cima da incapacidade de pensar e realizar numa política decente de Cultura. Porque Cultura em Caxias é mais do que a polenta com queijo ralado, é mais do que o hip hop, é mais do que a dança contemporânea....é TUDO isso ao mesmo tempo, aqui e agora, proporcionando livre acesso, programação contínua de qualidade (não quantidade...) e valorização da cultura local, e lógico, perceber que Caxias é uma das milhares de cidades desse mundo, e que os artistas daqui podem e devem dialogar com o MUNDO.

Fui longe demais? Lógico, mas o que importa é que foi dada a contagem regressiva para a máscara da Capital cair.

Fui comer um pastel.

Inté

2 comentários:

Éverton Rigatti disse...

Cultura? Isso é coisa de gente desocupada, segundo o pensamento dominante na Gringolândia.Para ser "cidadão decente" o cara tem que trabalhar do nascer até o pôr-do-sol.E capitalizar.Arte é coisa de maluco. E viva a ex-Capital Brasileira da Cultura.

Mugnolini disse...

Artista é tudo vagabundo mesmo!

hahaha