sexta-feira, 18 de julho de 2008

bastidores da disputa

Agora explico a piada do picolé. Mas ainda bem que nem todo mundo precisa da explicação. Mas já que o mundo é redondo e todos os dias vemos fotos pra mostrar que de fato o mundo é redondo, não custa nada.

Well, essa semana Eduardo Dall'Alba, poeta bem quisto por uns e não tão bem quisto por outros, foi citado em uma reunião de livreiros e coordenadores da Feira do Livro de Caxias. Por que citado? Boa parte das pessoas que estava na reunião escolheu Dall'Alba para ser patrono. Baseados em que? Carreira literária, of course.

MÃNS...e aí vem a QUESTÃ que eu tinha dito dias atrás...parte desse grupo não queria aceitar Dall'Alba. E sabe por que? Porque ele não é um cara legal, porque ele é sempre muito crítico com respeito à literatura na cidade, porque enquanto esteve na comissão de avaliação e seleção dos projetos Fundoprocultura ele sempre foi bastante rígido, não aceitando qualquer trabalho...e por aí vai.

Teve gente até que cogitou o fato de o irmão do Dall'Alba ser filiado e membro ativo do PT (partido de oposição ao atual governo em Caxias)...

Por isso, a efetivação de Dall'Alba como patrono ficou em banho maria. E por isso aquele meu post um pouco evasivo. Porque ainda era cedo e eu temia que um aprofundamento das reais questões atrapalhasse a candidatura dele. Agora que o título é dele, ninguém mais tasca. Espero.

Mas aquela paranóia de perder o palito de picolé premiado quase se consumou. Quase. Não fosse a certa boa pressão do Carlinhos Santos na coluna 3por4 e um ou dois telefonemas de um e outro aí...quem sabe Dall'Alba teria ao invés de uma boa surpresa uma péssima notícia...porque teríamos de contar a ele o quase-título-que-quase-ganhou.

Felizmente a história teve um desfecho diferente. Chato vai ser administrar esse fato diante de todos. Principalmente quando todos os participantes daquela reunião apertarem a mão de Dall'Alba. A consciência vai pesar. E alguns poderão até ficar rubros tamanha raiva-e-ou-vergonha.

Mas aí, é como dizia meu avô: "cada um com seus problemas".

Dall'Alba patrono da Feira do Livro 2008, parabéns.

Só pra não dizer que não falei em poesia:

“Os olhos verdes práticos falando a ouvidos moucos.
As vozes tortas, sádicas, enquanto amigos, cínicos
a olhar a foz do córrego. Esparramando-se no tálamo
dentro da casa, frívola”.

4 comentários:

Marcelo Andrighetti disse...

Coisas da Capital Intergaláctica.

heheh

Éverton Rigatti disse...

Ainda bem que deu tudo certo. Vai que eles resolvessem dar a honraria para o "Imortal" Sarney...Afinal, o zé é deles...

Mugnolini disse...

E depois Paraguaçú é que é uma cidade ficional.

Mugnolini disse...

E depois Paraguaçú é que é uma cidade ficional.