terça-feira, 15 de julho de 2008

caxias capital da cultura 2009?

Ah, não. Nesse quesito Caxias não pode se reeleger. Não nesse.

Well, Caxias é a Capital Brasileira (alguns dizem INTERGALÁCTICA) da Cultura, em 2008. Mas a cidade ainda espera realizações que justifiquem o prêmio. Enquanto isso, a ONG CBC (Capital Brasileira da Cultura), com sede e foro, em São Paulo, cujo secretário que atende ao telefone fala 'portunhol', já revela os concorrentes para ser Capital da Cultura em 2009.

Disseram que Caxias tentou a dobradinha, mas o chefe da ONG mostrou o regulamento e não dava. É que...quem sabe...com mais um ano de Capital, Caxias quem sabe...assim, quem sabe mesmo...não conseguisse enfim pôr em prática os planos que tanto e tanto e tanto idealizou. Ufa, até dá um cansaço escrever isso.

Well, seguindo, então a ONG CBC revela os concorrentes para virar Capital 2009. Ei-los aqui:

Areia (PB)
Mariana (MG)
Montenegro (RS)
São Luís (MA)
Senador Pompeu (CE)

Sendo gaúchos aguerridos e fortes, deveríamos todos nós caxienses torcermos para Montenegro, aquela cidade onde tem um pedágio comunitário, sabe? na ida pra Porto Alegre, a capital política do estado...sabe, ? MÃNS...TODAVIA...PORÉM...eu prefiro apostar em AREIA. Uma bela cidade esquecida no interior da Paraíba. A cidade tem 26 mil habitantes e no passado já se chamou Sertão de Bruxaxá. "Êta porra", como diria o escritor Marcelino Freire.

Então cantemos juntos:

"Eia, eia eia...Areia já ganhou" (no ritmo que mais lhe convir).

Requisitos culturais de AREIA:

"Areia foi a primeira cidade na Paraíba a ter a sua área totalmente protegida e preservada, obtendo do IPHAN o título de Patrimônio da Cultura Nacional, onde se destacam o Teatro Minerva (o primeiro construído na Paraíba); Casa Museu Pedro Américo, com inúmeras réplicas dos quadros deste que foi o mais célebre cidadão areiense, entre elas a famosa obra "O Grito do Ipiranga", encomendada a ele por Dom Pedro II, cujo original encontra-se no Museu do Ipiranga em São Paulo; a Igreja Rosário dos Negros e Museu da Rapadura, que apresenta as várias etapas da fabricação dessa iguaria e dos outros derivados da cana-de-açúcar. Tem também como atrativos muitas riquezas naturais no Parque Estadual Mata do Pau Ferro, com diversas fontes e balneários aquáticos. No seu calendário de eventos culturais se destacam: Festival da Cachaça e Rapadura, Festival de Música e Festival de Artes."
(BY RELEASE OFICIAL DA ONG)

Perceberam a semelhança com Caxias, Capital 2008? Os AREIANOS também têm a sua Festa da Uva. Mas lá, eles chamam o encontro enogastronômico de Festival da Cachaça e da Rapadura. Só não vendem EDREDÃO...nem CASACO de COURO porque lá não faz tanto frio como aqui. Mas ralador de batata e pastel na banha tem sim.

Well, quem quiser visitar AREIA, sem pagar muito caro, que vá logo. Porque em 2009, quando AREIA virar CAPITAL INTERGALÁCTICA DA CULTURA os preços vão subir cerca de 800%. Vide Caxias. Não conseguimos mais transitar pelas ruas da cidade sem encontrarmos centenas e centenas de turistas de todas as partes do mundo.

Tem até cineasta colombiano que veio pra cidade SÓ PORQUE AQUI É A CAPITAL BRASILEIRA DA CULTURA. Pena que ele encontrou mais gente por aqui que ODEIA e tem NOJINHO de estrangeiro, do que gente que lhe abre as portas de casa. Well, QUESTÃNS culturais.

Mas vamo que vamo.

Fui, até amanhã. Porque hoje fui pra AREIAS. Areias Brancas.


P.S.: A cidade ganhadora será divulgada pela ONG CBC no dia 31 de julho próximo. A Comissão Julgadora que analisará as candidaturas apresentadas estará formada por representantes do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, IPHAN, Prefeituras de Olinda, São João del Rei e Caxias do Sul, e ONG CBC.

7 comentários:

Fabiano disse...

Índio velho, se até Caxias levou esse título, não me impressionaria se Marechal Thaumaturgo/AC(http://pt.wikipedia.org/wiki/Marechal_Thaumaturgo , http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=-8.933914,-72.81189&spn=4.264286,7.009277&z=8) concorresse e levasse essa nobre comenda.

Mugnolini disse...

Eu voto em Areias!!!

Éverton Rigatti disse...

É,mas duvido que lá em Areias tenha uma competição tão emocionante quanto a de arremesso de queijo na Festa da Uva.

Anônimo disse...

Quanto será que custa um terreno lá em Areia?

Mugnolini disse...

Sobre arremesso de QUEZO...eu acho isso FENOMENAL. Com tanta gente passando fome ainda fazem isso...

Mas em Areia diz que o pessoal cospe cachaça na orelha de quem faz cagada.

Mugnolini disse...

Em AREIAS BRANCAS eu sei que tem terreno custando R$ 50, 60, até 100 mil.

Mas em Areias da Paraíba? Deve custar R$ 11 mil. E de esquina.

Unknown disse...

e eu que saí de Olinda que foi CBC, se não me engano em 2006, vou pra Caxias, e chegando lá, eis que a cidade tornasse CBC!
mas da onde? como ouvi falar por ai escreveram errado.
porque é a Cidade Brasileira de Cultura do Capital